Engenharia Eletrônica

Pesquisas

PROJETO de Sistemas de Sinais Digitais Complexos Usando Subsistemas Otimizados  (2012-2015)

Descrição: Este projeto propõe o desenvolvimento e a aplicação de técnicas de projeto de circuitos integrados CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor) para sistemas de sinais digitais complexos, com foco em arquiteturas dedicadas ao processamento de sinais e imagens. O projeto também aborda o estudo e a implementação de técnicas para o aumento de desempenho e redução de potência no desenvolvimento de subsistemas digitais otimizados, com foco na implementação de operadores aritméticos eficientes implementados em CMOS, que são tipicamente utilizados no datapath dos processadores DSP, algoritmos aproximados e exatos para operações MCM (Multiple Constant Multiplication) em filtros digitais, operações CMM (Constant Matrix Multiplication) em arquiteturas FFT (Fast Fourier Transform) e técnicas de projeto de arquiteturas eficientes para algoritmos de filtragem adaptativa.

Professores integrantes: Sérgio José Melo de Almeida e Eduardo Antonio César da Costa - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Projeto: Desenvolvimento de Módulos Funcionais Integrados para Aplicação de Monitoramento Remoto de Sinais Biomédicos (2011-2014)

Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento e a implementação de um sistema de telemetria dotado de capacidade comunicação em rede para monitoramento contínuo de sinais biomédicos não invasivos, como a frequência cardíaca (eletrocardiogramas), nível de saturação de oxigênio no sangue (oximetria), captação da atividade bioelétrica cerebral (eletroencefalograma), temperatura, medida de pressão em membros inferiores (fotopletismografia), medida da atividade elétrica dos músculos (eletromiograma), pressão arterial, entre outros. Tais informações são fundamentais no cuidado e atenção à saúde e poderão ter impacto direto no auxilio a programas como o de internação domiciliar no âmbito do SUS e dos planos privados de assistência a saúde, programas de reabilitação cardiopulmonar e muscular, na avaliação funcional de parâmetros fisiológicos em tempo real de pacientes ou mesmo de atletas durante o exercício físico, de forma individual ou em grupo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Professores integrantes: Sérgio José Melo de Almeida, João Batista Martins (UFSM, Coordenador), Carla Diniz Lopes Becker, Eduardo Antonio César da Costa.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

PROJETO: TRP-CMOS: TÉCNICAS DE REDUÇÃO DE POTÊNCIA PARA ARQUITETURAS DEDICADAS DE CIRCUITOS CMOS VOLTADAS AO PROCESSAMENTO DE IMAGENS E SINAIS (2009-2012)

Descrição: Este projeto propõe o desenvolvimento e a aplicação de técnicas de projeto de circuitos integrados CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor) para sistemas de Processamento Digital de Sinais (DSP Digital Signal Processing), com foco em arquiteturas dedicadas ao processamento de imagens e sinais. O projeto também aborda o estudo e a implementação de técnicas de redução de potência no desenvolvimento de subsistemas digitais, com foco específico nos operadores aritméticos implementados em CMOS, que são tipicamente utilizados no datapath dos processadores DSP [MAD 1995]. No aspecto do desenvolvimento de arquiteturas dedicadas ao processamento de imagens, o projeto aborda também o projeto e implementação de arquiteturas reconfiguráveis de granularidade grossa. O estudo de diferentes algoritmos eficientes para a máxima partilha de termos parciais em operações MCM (Multiple Constant Multiplication) é outro foco deste trabalho.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sérgio José Melo de Almeida, Leandro Zafalon Pieper, Eduardo Antonio César da Costa - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Projeto: Usina Termelétrica Policombustível a Biomassa – UTEBIOS (2011-2012)

Descrição: O objetivo geral desta proposta consiste no desenvolvimento de uma planta piloto de usina termelétrica a biomassa (UTE-BIO), policombustível, para utilização de resíduos agrícolas e resíduos agro-industriais disponíveis na localidade onde estiver instalada. Constituem objetivos específicos: " Realizar levantamento dos diferentes combustíveis disponíveis regionalmente; " Caracterizar os materiais, química e fisicamente; " Desenvolver sistema de queimador (ou queimadores); " Desenvolver um sistema de aquisição de dados; " Projetar, implantar e avaliar uma UTE a biomassa.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Professores integrantes: Gilnei Carvalho Ocácia – Coordenador, Eduardo Antônio César da Costa, Isabel Tourinho Salamoni, Sérgio José Melo de Almeida, Leandro Zafalon Pieper, Carla Diniz Lopes Becker .
Financiador(es): Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica - Matriz -

Projeto: DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE CÉREBRO-COMPUTADOR PELO PROCESSAMENTO DE SINAIS DE EEG (2011-2012)

Descrição: A pesquisa tem por objetivo principal criar uma interface cérebro-computador, um sistema de comunicação que possa traduzir padrões específicos dos sinais de eletroencefalograma (EEG) de um usuário, em comandos para um dispositivo de saída.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Thiago Pontes (aluno), Carla Diniz Lopes Becker - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Contato

(53) 2128-8222


Universidade Católica de Pelotas
Rua Félix da Cunha, 412
CEP: 96010-000
Pelotas - RS - Brasil
Fone: + 55 (53) 2128-80000

Desenvolvido por Núcleo Web - Assessoria de Comunicação e Marketing UCPel