Engenharia Eletrônica

Curso



O profissional de Engenharia Eletrônica planeja, projeta, instala, opera e mantêm sistemas eletrônicos, sistemas de medição e de instrumentação. Parte substancial da atuação deste engenheiro está ligada à eletrônica digital e, particularmente, a microeletrônica, aos microprocessadores e microcomputadores. Por esta razão, a programação de alto e de baixo nível são componentes essenciais em sua formação. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza estudos de viabilidade técnico-econômica; executa, avalia e fiscaliza obras e serviços técnicos. 



Na UCPEL, o acadêmico do Curso de Engenharia Eletrônica tem como diferencial um corpo docente formado em sua maioria por professores doutores altamente qualificados com produção científica/técnica consolidada, e com a estrutura dos seguintes laboratórios: Laboratório de Microeletrônica e Processamento de Sinais (LAMIPS), Laboratório de Engenharia Biomédica (LEB), Laboratório de Microprocessadores, Laboratórios de Instrumentação Eletrônica, Laboratório de Máquinas Elétricas e diversos laboratórios de Informática. Nestes locais, os acadêmicos realizam diversas atividades práticas e desenvolvimento de projetos de pesquisa (com possibilidade de bolsas de iniciação científica) e estágios em empresas parceiras do curso.


Possíveis áreas de atuação:

Projeto e desenvolvimento de circuitos integrados; Processamento de sinais e imagens; Projetos de automação e controle; Documentação de circuitos eletrônicos; Teste e medições em circuitos eletrônicos; Manutenção de circuitos eletrônicos; Venda de sistemas eletrônicos de alta complexidade; Ensino e Pesquisa.



Titulação: Engenheiro Eletrônico

Duração do Curso: 10 semestres 

Carga Horária: 3.600 horas

Turno de Funcionamento: Noite



Qual o horário de atendimento do Coordenador do Curso?
Acesse o link: Horários de atendimento do coordenador na Secretaria Geral



Data Criação: Resolução CONSUP/UCPel Ata n° 34, publicado em 19/08/1991


Reconhecimento do MEC: Portaria MEC n° 1.216 de 05/12/1996, DOU 06/12/96, Parecer n° 129/1996 CES/CNE de 13/11/1996


Nota no Enade: 3

Conceito no MEC: 3


 

Contato

(53) 2128-8222


Universidade Católica de Pelotas
Rua Félix da Cunha, 412
CEP: 96010-000
Pelotas - RS - Brasil
Fone: + 55 (53) 2128-80000

Desenvolvido por Núcleo Web - Assessoria de Comunicação e Marketing UCPel